HOME
DEPOIMENTOS
O SURGIMENTO DA TV
HISTÓRIA DA TV NO BRASIL
TV POR ASSINATURA
TELENOVELA
PRODUÇÃO
FALE CONOSCO
Anos 50 - A História da Televisão no Brasil
Anos 60 Anos 70 Anos 80 Anos 90 Anos 2000
 
1950
A Televisão no Brasil tem sua pré-estréia no dia 3 de Abril de 1950 com a apresentação de Frei José Mojica, padre cantor mexicano. As imagens não passam do saguão dos Diários Associados na Rua 7 de Abril em São Paulo, onde há alguns aparelhos de TV instalados.
Frei Mojica - Pré-estréia  da TV Tupi no dia 3 de Abril de 1950
Frei Mojica na pré-estréia no dia 3 de Abril de 1950
 
No dia 25 de Março, os equipamentos comprados da RCA (Radio Corporation of America) por Chateaubriand são retirados por seus funcionários no porto de Santos.
Início da TV - Hebe Camargo e Alvarez no estúdio da TV Tupi em São Paulo na Rua 7 de Abril
Início da TV
 
Do dia 20 à 26 de Julho, acontecem transmissões de um show chamado "Vídeo Educativo", no auditório da Faculdade de Medicina de São Paulo. Os equipamentos utilizados são da General Eletric em conjunto com a E. R. Squibb & Sons do Brasil Inc. A antena transmissora é instalada na torre do hospital das Clínicas e a receptora no edifício Saldanha Marinho, na rua Líbero Badaró, em São Paulo.
Em 10 de Setembro, realiza-se a transmissão pela TV Tupi (ainda em fase experimental) de um filme em que Getúlio Vargas fala sobre seu retorno à vida política.
O pioneiro Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, nascido em Umbuazeiro, Paraíba, no dia 05 de Outubro de 1892, dono dos Diários Associados, cadeia de jornais e emissoras de rádio, realiza seu grande sonho: inaugura no dia 18 de Setembro, a TV Tupi de São Paulo, PRF-3 TV, canal 3, cuja razão social é Rádio e Televisão Difusora. As imagens são geradas do estúdio localizado na Rua 7 de Abril, centro de São Paulo. O transmissor da RCA é colocado no topo do edifício do Banco do Estado de São Paulo, no início da Avenida São João.
Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo
Assis Chateaubriand em dois momentos
 
Chateaubriand importa duzentos aparelhos de TV e espalha-os pela cidade. Faz sucesso, mas o problema está em manter uma programação diária. As pessoas envolvidas no projeto trabalharam durante semanas para a inauguração e agora tinham apenas um dia para a preparação da programação do dia seguinte. O roteiro da estréia fica a cargo de Demerval Costa Lima que se torna o primeiro diretor de roteiro da TV Tupi.
Televisor de 1950.
Televisor de 1950
 
Algumas horas antes da transmissão, uma das câmeras (são apenas duas) quebra e o engenheiro americano, Walter Obermiller, responsável pela implantação técnica, acha melhor adiar, mas o diretor artístico, Cassiano Gabus Mendes, então com 23 anos, decide ir ao ar assim mesmo. Tudo o que fora ensaiado com duas câmeras, terá de ser feita com uma só. E o improviso vira a nossa marca registrada.
Cassiano Gabus Mendes - Diretor Artístico da TV Tupi Cassiano Gabus Mendes   Câmera RCA utilizada pela TV Tupi
Câmera RCA utilizada pela TV Tupi em 1950
 
Precisamente, às 17h, Homero Silva convida Lolita Rodrigues a cantar "O Hino da TV" ou "Canção da TV"; composto especialmente por Marcelo Tupinambá, com letra de Guilherme de Almeida. A transmissão acontece das 18 às 23h e os profissionais vêm do rádio, jornal e teatro. Juntos buscam descobrir e desenvolver a nova linguagem que a televisão exige.
O primeiro programa transmitido é "TV na Taba", apresentado por Homero Silva. Participam também: Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi, Ciccilo, balé de Lia Aguiar, Vadeco, Ivon Cury, Wilma Bentivegna, Aurélio Campos, o jogador Baltazar, a orquestra de George Henri, a poetisa Rosalina Coelho Lisboa. A jovem atriz Yara Lins diz especialmente o prefixo da emissora: PRF-3.
Logotipo da TV Tupi criado por Mario Fanucchi
Logotipo da TV Tupi
 
"Está no ar a TV no Brasil", frase dita por Sônia Maria Dorce, então com 5 anos, como uma indiazinha com um cocar e umas peninhas na cabeça. Sua imagem é a primeira a aparecer na TV brasileira.
Primeiro dia da TV Tupi
Primeiro dia da TV Tupi
 
O primeiro telejornal, "Imagens do Dia", vai ao ar em 19 de Setembro, apresentado pelo radialista Ribeiro Filho, com texto e reportagem de Rui Rezende. Não tem horário fixo, podendo entrar no ar às 9h30 ou 10h. Tudo depende da sorte, da programação ou de eventuais problemas na operação. As reportagens são feitas com câmeras Auricons de cinema com filme 16 milímetros. Dependendo da região do país onde estão, precisam revelar o filme e levá-lo de avião até São Paulo ou Rio, onde ficam os estúdios. Chegam, geralmente, em cima da hora, quando chegam. Rui Rezende além de apresentar, produz e redige as matérias. Os cinegrafistas são: Jorge Kurkjian, Paulo Salomão e Alfonsas Zibas que utilizam o laboratório caseiro na residência de Kurkjian para revelarem os filmes antes de enviá-los à TV.
Maurício Loureiro disse em depoimento:
"No dia seguinte ao primeiro noticioso, Imagens do Dia, na Tupi de São Paulo, em 1950, foi abordado na rua Marconi por uma senhora que reclamou que ele havia sido arrogante, não falara 'com ela', sentada diante da televisão fazendo um crochezinho. Aquela senhora já vira televisão, havia morado em Nova York. A partir daí, Loureiro Gama passou a escrever suas notícias como se fossem uma conversa com alguém, 'uma peça de teatro'. Chateaubriand telefonou para cumprimentá-lo por ser o único que sabia falar na televisão. Com a ajuda de uma telespectadora, Gama tinha descoberto a diferença entre as duas linguagens, a da tevê e a do rádio."
Apesar de não produzirmos aparelhos de TV, não termos público e o mercado publicitário ainda ser jovem, Chateaubriand vende um ano de espaço publicitário de televisão para as empresas: Sul América Seguros, Antárctica, Moinho Santista e empresas Pignatari (Prata Wolf).
Televisor General Eletric de 1949
Televisor General Eletric de 1949 com a "Carta de Ajuste", famosa por ficar no ar antes da programação das emissoras.
 
Em Novembro, estréia o teleteatro "A Vida por um Fio", adaptação do filme americano "Sorry, Wrong Number". Drama policial com direção de Demerval Costa Lima e Cassiano Gabus Mendes, estrelando Lima Duarte, Lia de Aguiar, Walter Forster, Dionísio Azevedo e Yara Lins. Conta a história de uma mulher (Lia de Aguiar) que morre estrangulada pelo marido com o fio de telefone.
Em 22 de Novembro são autorizadas as concessões para TV Record e TV Tupi (São Paulo), TV Jornal do Comércio (Recife).
 
1951
As agências de publicidade McCann Erikson e a J. W. Thompson instaladas no Brasil, trazem o "know how" americano e começam a utilizar a televisão brasileira como veículo publicitário. Devido a falta de profissionais experientes no novo meio de comunicação, passam a decidir o conteúdo de seus programas, criando, redigindo e produzindo, mas adaptado ao modelo brasileiro.
Nos primeiros anos, os patrocinadores determinam os programas que devem ser produzidos e veiculados, além de contratar diretamente os artistas e produtores.
Já existem, aproximadamente, 7 mil aparelhos de televisão entre São Paulo e Rio de Janeiro.
A família se reúne para assistir televisão
A família se reúne para assistir televisão
 
No dia 20 de Janeiro, às 12h49, iniciam-se as operações da TV Tupi do Rio de Janeiro, localizada junto à praça Mauá e os programas são transmitidos dos estúdios da Rádio Tamoio. O então presidente, Eurico Gaspar Dutra, aciona o transmissor situado no alto do Pão de Açúcar.
A abertura se dá com a encenação de dezenove indiozinhos. Em seguida, o apresentador anuncia as atrações, entre elas, o "Garotos da Lua", grupo que tem como integrante o compositor João Gilberto.
Os primeiros receptores de televisão começam a ser fabricados no Brasil por Bernardo Kocubej com a marca "Invictus". Apesar de tornarem-se mais acessíveis, ainda é um produto caro e possuir um televisor passa a ser símbolo de "status".
Vai ao ar, dia 21 de Dezembro, a primeira telenovela brasileira: "Sua Vida me Pertence", escrita por Walter Forster, sendo o primeiro beijo televisivo entre os protagonistas Vida Alves e o próprio Forster. Ela termina no dia 15 de Fevereiro de 1952. Nos principais papéis estão Lia de Aguiar, José Parisi e Dionísio de Azevedo. É transmitida ao vivo em dois capítulos semanais devido a falta de condições técnicas pela TV Tupi. Tem o patrocínio da Coty e é produzida pela agência de publicidade norte-americana J.W. Thompson.
"Sua Vida me Pertence" - Vida Alves e Walter Forster
Vida Alves e Walter Forster em "Sua Vida me Pertence"
 
As garotas-propaganda que mais se destacam, tornando-se populares, são: Idalina de Oliveira, Meire Nogueira, Wilma Chandler, Odete Lara, Maria Rosa.
Gorota-propaganda
Elas surgem da necessidade de apresentar os produtos dos patrocinadores na televisão. E assim, nascem os comerciais feitos ao vivo. Entre a troca de cenas, há um "set" (um pequeno cenário) com o produto a ser mostrado. Inclusive, como há poucas câmeras, duas ou três, uma delas se posiciona antecipadamente. A Televisão aproveita esse momento para fazer as trocas de cenários, figurinos, etc. Ainda hoje, podemos ver esse tipo de "garota-propaganda" nos programas femininos, de auditório e outros.
No fim do ano estréia "Grande Teatro das Segundas-Feiras", fixando os teleteatros na programação. Destacam-se: Bibi Ferreira, Cacilda Becker, Maria Della Costa e Procópio Ferreira; e os diretores: Armando Bógus, Geraldo Vietri e Wanda Kosmos.
 
1952
Em 1952, e por vários anos seguidos, os telejornais e alguns programas possuem o nome do patrocinador, como: "Telenotícias Panair", "Repórter Esso", "Telejornal Bendix", "Reportagem Ducal", "Telejornal Pirelli", "Gincana Kibon", "Sabatina Maizena", "Teatrinho Trol".
O valor para a compra de um televisor é três vezes maior que a mais sofisticada radiola do mercado e um pouco mais barato que um carro. Por isso, existem apenas 11 mil televisores.
 
TV TUPI
  • "TV de Vanguarda", o primeiro e o mais importante teleteatro da TV brasileira. Diretores buscam novas técnicas de interpretação para esse novo veículo. Como a maioria dos artistas vem do teatro, há a necessidade de algumas mudanças. Em relação a voz, a entonação e potência são alterados devido a existência de microfones; os atores permanecem mais estáticos e a representação se dá, principalmente, nas expressões faciais, devido aos enquadramentos das câmeras.
  • "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de Monteiro Lobato tem sua primeira adaptação feita por Tatiana Belinsky e dirigida por Júlio Gouveia. Fica no ar até 1964.
  • "Clube dos Artistas", em São Paulo e Rio de Janeiro, programa apresentado por Homero Silva, divulga as artes plásticas e reúne intelectuais e artistas da cidade. Apresentado depois pelo casal Airton e Lolita Rodrigues, é um dos únicos programas pioneiros a alcançar o ano de 1980.
  • "Telenotícias Panair", às 21h, apresentação de Toledo Pereira, substitui "Imagens do Dia" com equipe maior e melhores equipamentos.
Clube dos Artistas - os apresentadores Lolita Rodrigues e Airton Rodrigues. Sentados estão Nathália Timberg e Vicente Leporace
"Clube dos Artistas" apresentado pelo casal Airton e Lolita Rodrigues
 
TV PAULISTA
Canal 5 de São Paulo é inaugurada no dia 14 de Março. Pertencente ao grupo do deputado Ortiz Monteiro, tem à frente Víctor Costa. Começa funcionando com três câmeras em um modesto prédio de apartamentos.
 
1953
TV TUPI
Sai do ar o "Telenotícias Panair".
Vai ao ar o seriado: "Alô Doçura". Criação de Cassiano Gabus Mendes, com John Herbert e Eva Wilma nos papéis principais.O primeiro episódio chama-se "Namorados de São Paulo".
"Alô Doçura" - com John Herbert e Eva Wilma
 
Cartaz do "Alô Doçura"
"Alô Doçura"   Cartaz do "Alô Doçura"
 
Dia 17 de Junho, às 19h45, vai ao ar o "Repórter Esso", programa jornalístico de extraordinário sucesso no rádio que repete a dose na televisão, permanecendo no ar durante 17 anos. Sob o comando de Gontijo Teodoro que faz a abertura com a frase: "Aqui fala o seu repórter Esso, testemunha ocular da história".
Gontijo Teodoro apresentando o telejornal "Repórter Esso"
"Repórter Esso"
 
TV PAULISTA
Vai ao ar o "Circo do Arrelia", primeiro programa circense apresentado nas tardes de Domingo que depois se transfere para a TV Record; e "A Praça da Alegria", idealizado e apresentado por Manoel de Nóbrega.
Praça da Alegria - apresentação de Manoel de Nóbrega
"Praça da Alegria"
 
TV RECORD
Em 27 de Setembro é inaugurada a TV Record de São Paulo, pertencente a família Machado de Carvalho. Às 20h é exibido "Grandes Espetáculos União", programa musical apresentado por Blota Jr. e Sandra Amaral, tornando-se líder de audiência em pouco tempo.

É a primeira emissora a ser inaugurada em prédio construído especificamente para televisão e não adaptado como as demais.

Primeiro Logotipo da TV Record
Primeiro Logotipo da TV Record
 
1954
O Brasil já possui 34 mil aparelhos de televisão.
A notícia da morte de Getúlio Vargas, divulgada nas primeiras horas da manhã de 25 de Agosto, é dada pelo rádio e não pela TV, porque esta só começa a transmitir às quatro horas da tarde.
 
TV RECORD
"Capitão 7", o primeiro seriado de aventuras produzido no Brasil, estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira. Devido ao enorme sucesso, dura 10 anos.
"Capitão 7" - Ayres Campos
Ayres Campos como "Capitão 7"
 
O programa "Mesa Redonda", apresentado por Geraldo José de Almeida e Raul Tabajara, fazem escola na televisão, apresentando transmissões, ao vivo, de partidas de futebol. A TV Record torna-se imbatível na cobertura esportiva na década de 50.
 
1955
Dia 05 de Agosto morre de enfarto, aos 46 anos, Carmem Miranda, em sua casa de Beverly Hills. É enterrada em 13 de Agosto no Cemitério de São João Batista, Rio de Janeiro, com mais de um milhão de pessoas acompanhando.
Como não há um código de leis de telecomunicações no Brasil, cabe às emissoras arcar com o ônus total da iniciativa, como, implantar as torres de transmissão situadas a 40, 50 quilômetros uma das outras, em toda a extensão entre São Paulo e Rio de Janeiro.
 
TV TUPI
Vai ao ar: "O Céu é o Limite", primeiro programa de perguntas e respostas com premiação da TV brasileira. Em São Paulo é apresentado por Aurélio Campos e no Rio de Janeiro por J. Silvestre.
O Céu é o Limite - apresentado por Aurélio Campos O Céu é o Limite - apresentado por J. Silvestre
Aurélio Campos
J. Silvestre
 
TV PAULISTA
A emissora passa às Organizações Víctor Costa (Rádio Excelsior e Rádio Nacional).
"O Mundo é das Mulheres", primeiro programa feminino da TV brasileira, apresentado por Hebe Camargo, até então com os cabelos escuros.
 
TV RECORD
Em 17 de Abril, estréia "Grande Gincana Kibon", um dos programas infantis de maior sucesso que permanece no ar por 16 anos.
Em 18 de Setembro é realizada a primeira transmissão externa com a exibição do jogo entre Santos e Palmeiras, na Vila Belmiro.
 
TV RIO
É inaugurado dia 15 de Julho o canal 13 do Rio de Janeiro, por João Batista do Amaral (conhecido por Pipa Amaral) e o cunhado Paulo Machado. Está localizada na Avenida Atlântida, 4264, no posto 5 de Copacabana.
A torre de transmissão é instalada na Serra da Carioca.
A inauguração é a narração do texto de Moacyr Arêas por Luiz Mendes.
O elenco, em grande parte, é composto por artistas da rádio Mayrink Veiga.
Estréia "Noite de Gala", programa musical que lança Flávio Cavalcanti como repórter, ficando no ar até 1966, por 11 anos consecutivos.
 
TV ITACOLOMI
Em 8 de Setembro é inaugurada a TV de Belo Horizonte, pertencente aos Diários Associados.
 
1956
Pela primeira vez, as três emissoras de TV de São Paulo arrecadam mais que as treze emissoras de rádio. Calcula-se que a TV tenha atingido cerca de um milhão e meio de telespectadores em todo o Brasil.
O Brasil tem 141 mil aparelhos de televisão.
 
TV TUPI
Assis Chateaubriand inaugura mais nove estações: Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Campina Grande, Fortaleza, São Luís, Belém e Goiânia.
Em 22 de Fevereiro é realizada a primeira transmissão interestadual, exibindo o jogo Brasil x Itália no estádio do Maracanã, do Rio de Janeiro para São Paulo. Como não há antenas parabólicas suficientes, o técnico da Tupi, Reinaldo Paim, constrói três, utilizando tela de galinheiro para os corpos das antenas.
Primeira Unidade Móvel da América Latina pertencente a TV Tupi - Arquivo Walter Lima
Primeira Unidade Móvel da América Latina pertencente a TV Tupi - Arquivo Walter Lima
 
Interior da UNidade Móvel
Interior da Unidade Móvel
 
Unidade Móvel com câmera e antena parabólica (microondas)
Unidade Móvel com câmera e antena parabólica (microondas)
 
"Poliana", primeira telenovela infantil, com adaptação de Tatiana Belinsky e direção de Júlio Gouveia
A "TV de Vanguarda" encena: "E o Vento Levou" com Maria Fernanda no papel de Scarlett O'Hara e Lima Duarte como Rhett Butler; e "Calunga", de Jorge de Lima.
Vai ao ar o programa "História e Música" com produção de Cassiano Gabus Mendes.
Chacrinha estréia na TV TUPI do Rio de Janeiro com o programa "Rancho Alegre".
Abelardo Barbosa, o Chacrinha
Chacrinha
 
TV PAULISTA
Seus programas passam a ser produzidos no auditório de um edifício de cinco andares situado na Rua das Palmeiras, centro de São Paulo, onde se instala.
Estréia o programa "Teledrama Três Leões" com direção geral de Dermival Costa (vindo da Tupi).
 
TV RECORD
Primeira emissora a transmitir, ao vivo para São Paulo, o Grande Prêmio Brasil, direto do Jóquei Clube da cidade do Rio de Janeiro.
 
TV RIO
Contrata o jovem Walter Clark, então com 19 anos, para ser assistente de Cerqueira Leite.
 
1957
Hebe Camargo muda o seu visual, adotando a cor loira para os seus cabelos, tornando-se sua marca registrada.
Hebe Camargo - Morena e Loira
Hebe Camargo
 
Em 11 de Dezembro são iniciadas, em São Paulo, as transmissões sistemáticas para o interior do Estado.
Dez emissoras de televisão já estão em operação no País.
 
TV TUPI
Airton e Lolita Rodrigues, devido ao sucesso do "Clube dos Artistas", passam a apresentar aos Sábados pela TV Tupi de São Paulo, o programa "Almoço com as Estrelas".
Estréia "Falcão Negro", o herói capa-espada inspirado nos ídolos americanos: Zorro e Super-Homem. Fica no ar até 1964.
A TV Tupi do Rio de Janeiro lança Flávio Cavalcanti como apresentador do programa "Um Instante Maestro" em que ele quebra discos após criticá-los. Torna-se famoso pela sua maneira de falar agressiva e de tirar e colocar os óculos.
Flávio Cavalcanti no início de carreira
Flávio Cavalcanti
 
TV RIO
Estréiam os programas humorísticos:
  • "Noites Cariocas" com Urubulino, Santelmo e o professor Raimundo (3 personagens de Chico Anysio), exibido de Sexta-feira.
  • "O Riso é o Limite" tem direção de Péricles do Amaral e co-produção de Chico Anysio. É um programa musical humorístico, exibido aos Sábados, que bate recorde de audiência e sai do ar em 1963.
1958
O Brasil passa a ter 344 mil aparelhos de televisão.
É criado o Troféu Imprensa pelo jornalista Plácido Manaia Nunes, diretor da revista "São Paulo na TV", premiando os melhores artistas do rádio e da televisão. A entrega ocorre na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, em São Paulo e os artistas premiados são: Lima Duarte (ator), Márcia Real (atriz), J. Silvestre (apresentador), Sílvio Caldas (cantor) e Elizete Cardoso (cantora).
Nessa mesma época existem os prêmios Tupiniquim (TV Tupi) e Roquete Pinto (TV Record).
 
TV TUPI
O programa "TV de Vanguarda" apresenta o teleteatro "O Duelo" de Guimarães Rosa em que é utilizado pela primeira vez no Brasil, o videoteipe (VT). A estréia do novo equipamento é precária pois não há possibilidade de montagem. Walter George Durst, o produtor do programa, dispõe de uma fita de apenas uma hora de duração e por isso as cenas tiveram de ser ensaiadas e cronometradas. Mesmo assim, quando a fita termina, faltam as cenas finais, cerca de 10 minutos e elas têm de ser apresentadas "ao vivo" depois da transmissão da parte gravada.
Estréia "Discoteca do Chacrinha" com Abelardo Barbosa, o Chacrinha.
No programa "Conversa Puxa Conversa" é testado o primeiro ponto eletrônico que se tem notícia na história da TV brasileira.
 
TV RIO
"TV Rio Ring", programa de boxe exibido nas noites de Domingo. Fica em primeiro lugar de audiência.
Em 11 de Junho, a emissora transmite, pela primeira vez, um jogo de Copa do Mundo (Brasil 3 X 0 Áustria) que foi realizado no dia 08 de Junho na Suécia. A TV Tupi compra os direitos de exibição por 5 mil dólares, mas o material, então em filme de 16mm, vai por engano para a TV Rio.
 
1959
Dia 21 de Setembro, Assis Chateaubriand assina uma escritura doando 49% de suas ações e cotas das empresas Associadas a 22 funcionários de sua total confiança.
Governo libera a importação de aparelhos de videoteipe.
Em Outubro, o Ministro da Justiça, Armando Falcão, assina a primeira legislação regulamentando a censura de TV no Brasil que proíbe a divulgação de qualquer declaração do deputado Tenório Cavalcanti sobre o caso Sacopã.
 
TV TUPI
"Paulistas e Cariocas" é o primeiro programa exibido simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em forma de gincana, é comandado por Murilo Nery (RJ) e Walter Forster (SP).
 
TV RECORD
Para receber atrações internacionais é inaugurado, em 9 de Março, o Teatro Record na rua da Consolação, com o cantor norte-americano Roy Hamilton.
 
TV RIO
Integrante das "Emissoras Unidas" liga-se a São Paulo por microondas, exibindo programas, ao vivo, diretamente da capital paulista.
O "Telejornal Pirelli", principal noticiário do canal 13 carioca é apresentado por Léo Batista e Heron Domingues.
 
TV EXCELSIOR
Inauguração da TV Excelsior de São Paulo.
Logotipo da TV Excelsior
Logotipo da TV Excelsior
Pertencente a família Simonsen, donos da empresa Panair do Brasil, tem seus estúdios na Rua da Consolação, em São Paulo. Álvaro Moya é o primeiro diretor artístico auxiliado por Manuel Carlos e Abelardo Figueiredo.
 
Anos 60 Anos 70 Anos 80 Anos 90 Anos 2000
 
HOME
DEPOIMENTOS
O SURGIMENTO DA TV
HISTÓRIA DA TV NO BRASIL
TV POR ASSINATURA
TELENOVELA
PRODUÇÃO
FALE CONOSCO
© MAGIA Comunicações

1998 - 2010